UFMA investe em soluções tecnológicas nos campi
As ações implementadas na UFMA para modernizar a Instituição tem favorecido o dia-a-dia de alunos, professores e técnicos. Medidas como a melhoria da rede telefônica e do sistema de Internet sem fio contribuem para redução de gastos administrativos em menos de 18 meses.
Esses e outros resultados são obtidos por meio das novidades tecnológicas que o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFMA vai implantar em 2009. O objetivo do Núcleo é interagir com as demais células da Universidade e buscar soluções que contribuam para modernização dos campi da Ilha e continentais.
Segundo o diretor do NTI, Nélio Guilhon, a modernização da central telefônica é uma grande oportunidade de melhorar a comunicação dentro da Instituição. Atualmente, a central funciona com 750 ramais, número que vai ser ampliado para 1.500 ramais. Os campi de Imperatriz e Chapadinha vão receber 80 e 50 ramais respectivamente.
“Uma vez interligadas as linhas de ramal com os campi do interior, as ligações interurbanas serão feitas a custo zero, reduzindo os gastos com telefonia”, explica Guilhon sobre os ramais IP, que vão ser instalados em toda a UFMA ainda em 2009.
Com a nova central, o serviço de fax vai ser interligado ao de correio eletrônico (e-mail), medida que reduz consideravelmente os custos de aquisição e manutenção de aparelhos de fax dentro e fora dos campi.
Outra novidade é o sistema de tarifação em todos os setores e departamentos. Com isso, cada ramal vai ter o consumo telefônico medido separadamente. Os cabos telefônicos vão ser substituídos. Já os quadros de distribuição telefônica dos Centros Acadêmicos (CCSo, CCET, CCBS e CCH) vão ser atualizados.
Videoconferência
Usada de forma incipiente, a tecnologia deve ser mais bem aproveitada. Todos os centros do campus da UFMA em São Luís vão receber uma central de videoconferência. Os auditórios dos campi de Codó, Imperatriz, Chapadinha e Pinheiro também poderão contar com uma central cada.
“Atualmente, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) é o principal usuário da videoconferência. Com a expansão dessa tecnologia, a UFMA vai manter contato com outras universidades mais facilmente. Em breve, vai ser possível assistir palestras, reuniões, defesas de monografia e dissertações de mestrado intermediadas pelo uso da tecnologia”, diz Nélio Guilhon.
Cadê o cabo?
A expansão da rede wireless (Internet sem fio) deve ser aproveitada pelos estudantes, professores e servidores em toda a Universidade. Atualmente, é possível usar a rede sem fio nos prédios da Biblioteca Central, do Colégio Universitário da UFMA (Colun), da Reitoria e da Pós-Graduação em Políticas Públicas. Hoje, pode-se conectar a rede mundial de computadores sem o uso de cabos em metade do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Até o fim de abril isso vai ser possível também no Centro de Ciências Sociais (CCSo).
Padrão
A Biblioteca Central e a Biblioteca do Colun foram os primeiros pólos de teste do NTI para padronização dos aparelhos de informática. “Impressoras, scanners e computadores vão ser divididos em três tipos: para pesquisa, para uso acadêmico e para uso administrativo. Os [computadores] que forem destinados à pesquisa terão mais memória e processador mais potente. Os outros dois irão diferir apenas pelos periféricos, ou seja, um terá gravador de DVD, outro terá um monitor maior e assim por diante”, afirma Guilhon.
Futuro
Um sistema de gestão universitária está sendo desenvolvido para atender às demandas da UFMA. Subsistemas de recursos humanos, gestão acadêmica e gestão de finanças são peculiaridades do projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Além disso, a ampliação da estrutura física do Núcleo de Tecnologia da Informação possibilita a contratação de novos profissionais e o aperfeiçoamento dos serviços de consultoria, implementação e padronização, que atualmente são oferecidos pelo NTI. De acordo com Nélio Guilhon, a instalação da catraca eletrônica no Restaurante Universitário, as melhorias do sistema de e-mails e a rapidez com que downloads podem ser feitos do site da Instituição completam a lista de conquistas da Universidade que tem pressa para crescer.
Fonte: UFMA
0 comentários:
Postar um comentário