quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sutura intradérmica


Vídeo mostrando a técnica de verificação de injeção subcutânea. Para assistir o vídeo, clique aqui ou sobre a imagem.
Read More

terça-feira, 19 de maio de 2009

A gripe suína e você - Perguntas e respostas


O que é H1N1 (gripe suína) ?

O H1N1 (logo conhecido como "gripe suína") é um novo vírus de gripe que está atacando pessoas. A primeira vez que esse vírus foi detectado em gente, nos Estados Unidos, foi em abril de 2009. Outros países, como o México e o Canadá, já tinham relatado casos de pessoas doentes por causa desse novo vírus, que se espalha de pessoa para pessoa provavelmente de modo muito parecido ao do vírus da gripe comum que ocorre regularmente em determinadas épocas.

Por que é que esse novo vírus H1N1 é chamado às vezes de "gripe suína" ?

Esse vírus começou a ser chamado de "gripe suína" porque os testes de laboratório mostravam que muitos dos seus genes eram semelhantes aos vírus da gripe que normalmente ataca porcos na América do Norte. Entretanto, estudos posteriores mostraram que o novo vírus era muito diferente daquele que circula entre os porcos na Europa e na Ásia, bem como dos genes de aves e de humanos. Os cientistas chamam-no de vírus "quadruple reassortant virus" (ou seja, um vírus quádruplo que contém um núcleo de ácido desoxirribonucleico de uma espécie viral e um invólucro proteínico de outra espécie).

Esse vírus está presente nos porcos e eu posso pegar esse vírus de um porco ?

Até o momento não há evidência de que os porcos, nos Estados Unidos, estejam infectados com esse novo vírus. Entretanto, há vírus de gripe que muitas vezes provocam doenças em porcos. Na maioria das vezes esses vírus não infectam pessoas, mas os vírus da gripe podem se espalhar alternativamente entre porcos e pessoas.



Existem infecções humanas desse vírus H1N1 nos Estados Unidos ?

Sim. Já foram confirmados casos de infecção humana com esse vírus de gripe H1N1 nos Estados Unidos, primeiro na Califórnia do Sul e perto do Condado de Guadalupe, no Texas. Desde essa ocasião, o ataque intensificou-se rapidamente e cada vez mais estados têm relatado casos de doença por esse vírus.

O site http://www.cdc.gov/h1n1.flu/investigation.htm mantém informações atualizadas sobre o número de casos de novas infecções pela gripe H1N1 nos Estados Unidos. O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças) e os serviços de saúde estaduais estão trabalhando juntos para estudar essa situação.



Esse novo vírus H1N1 é contagioso ?

O CDC declarou que esse ovo vírus H1N1 é contagioso e pessoas estão sendo contaminadas por outras pessoas. Entretanto, até o momento ainda não se sabe com que facilidade o vírus se transmite entre humanos.



Quais são os sinais e sintomas desse vírus em humanos ?.

Em pessoas, os sintomas desse novo tipo de gripe, A H1N1, são semelhantes aos sintomas da gripe comum, incluindo febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Diarréia e vômitos também foram relatados por um número significante de pessoas infectadas com esse vírus. Da mesma forma que acontece com a gripe comum, existem ocorrências de moléstias graves e óbitos resultantes das doenças associada com esse vírus.



Quão grave é a doença associada a esse novo vírus H1N1 ?

Não se sabe, até o momento, quão grave o vírus poderá tornar-se para a população em geral. O CDC está estudando as fichas médicas das pessoas infectadas com esse vírus a fim de descobrir se para algumas pessoas pode ser maior o risco de infecção, doença grave ou hospitalização por causa desse vírus. No que se refere à gripe comum, em algumas pessoas é maior o risco de complicações graves relacionadas com a gripe. Entre estas encontram-se crianças novas, mulheres grávidas, pessoas com problemas médicos crônicos e pessoas com 65 anos ou mais. Não se sabe, até agora, se alguns grupos de pessoas estão sujeitos a maior risco de complicações devidas à infecção com este novo vírus. O CDC também está fazendo estudos laboratoriais para verificar se algumas pessoas podem ter imunidade natural ao vírus, dependendo da idade.



Como é que esse novo H1N1 se transmite ?

Acredita-se que ele esteja se transmitindo de pessoa a pessoa do mesmo modo que o vírus da gripe comum, isto é, através da tosse ou do espirro de pessoas gripadas. Algumas pessoas podem contaminar-se tocando alguma coisa que tenha estado em contato com vírus da gripe e tocando, depois, sua própria boca ou nariz.



É possível infectar-se com esse novo H1N1 ao ingerir ou preparar carne de porco ?

Não. Os vírus H1N1 não se transmitem pela comida. Não se adquire esse novo vírus H1N1 comendo carne ou produtos de porco. É seguro comer carne de porco que tenha sido adequadamente preparada e cozida.



Existe risco em beber água ?

Água de torneira que tenha sido tratada por processos convencionais de desinfecção provavelmente não apresenta riscos de transmissão de vírus de gripe. Os regulamentos atuais de tratamento da água potável conferem alto grau de proteção contra vírus. Não existe nenhuma pesquisa completa sobre a suscetibilidade do novo vírus de gripe H1N1 à água potável tratada pelos processos convencionais. Entretanto, alguns estudos recentes demonstram que os níveis de cloro livre característicos do tratamento da água potável são adequados para tornar inativos os vírus altamente patogênicos H5N1, da gripe aviária. É provável que outros vírus de gripe, tais como o novo H1N1 , também se tornem, da mesma forma, inativos por efeito do cloro. Até hoje não existem casos documentados de gripe humana causada por exposição a água potável contaminada pelo vírus da gripe.



O novo vírus da gripe H1N1 pode se transmitir pela água das piscinas, spas, parques aquáticos, fontes interativas e outras estações balneárias de águas tratadas ?

As águas dos balneários que tenham sido tratadas com os níveis de desinfetante recomendados pela CDC (1 a 3 partes por milhão [ppm ou mg/L] para piscinas e 2 a 5 ppm para spas) provavelmente não representam risco de transmissão de vírus de gripa. Não existem, atualmente, casos documentados de gripe causada por exposição a água de piscina contaminada por ripe. Não há também qualquer pesquisa completa sobre a suscetibilidade do novo vírus H1N1 de gripe ao cloro ou a outro desinfetante usado em piscinas, spas, parque aquáticos, fontes interativas e outros balneários tratados. Entretanto, alguns estudos recentes demonstram que os níveis de cloro livre recomendados pelo CDC são adequados para desinfetar vírus de gripe aviária - H5N1 - altamente patogênicos. É provável que outros vírus de gripe, tais como o novo vírus de gripe H1N1 também sejam desinfetados por esses níveis de cloro.



O vírus da gripe H1N1 pode transmitir-se em balneários fora da água ?

Sim, os balneários não são diferentes de nenhum outro local frequentado por grupos. Acredita-se que a transmissão desta nova gripe ocorra da mesma maneira que a da gripe comum. Os vírus da gripe transmitem-se principalmente de pessoa a pessoa pela tosse ou espirro das pessoas gripadas. Às vezes, as pessoas podem contaminar-se tocando alguma coisa que tenha estado em contato com vírus da gripe e tocando, depois, sua própria boca ou nariz.



O que devo fazer para evitar a gripe ?

Em primeiro lugar, o mais importante: lavar as mãos. Procure manter-se em bom estado geral de saúde. Durma bastante, pratique atividades físicas, evite o estresse, beba bastante líquido e coma alimentos saudáveis. Procure não tocar superfícies que possam ter sido contaminadas com o vírus da gripe. Fuja do contato íntimo com pessoas doente.



Existem remédios para tratamento da infecção por este novo vírus ?

Sim. O CDC recomenda o uso de oseltamivir ou zanamivir para o tratamento e/ou prevenção da infecção por estes novos vírus de gripe A(H1N1 ). O remédio prescrito são as drogas antivirais (pílulas, líquido ou inalante) que combatem a gripe evitando que os vírus da gripe se reproduzam em seu organismo. Se você ficar doente, as drogas antivirais podem suavizar sua doença e fazer com que você melhore mais depressa. Podem também prevenir complicações graves da gripe. Durante o presente surto, o uso prioritário das drogas antivirais contra a gripe o tempo todo visa a tratar uma gripe mais grave.



Durante quanto tempo uma pessoa infectada pode transmitir esse vírus a outras pessoas ?

Atualmente, o CDC acredita que este vírus tem as mesmas propriedades, em termos de transmissão, que os vírus da gripe comum. No que se refere à gripe comum, os estudos têm demonstrado que o contágio por uma pessoa gripada pode ser de um dia antes de se desenvolverem os sintomas até sete dias depois de ela adoecer. O período de contágio por crianças, especialmente as mais novas, poderia ser mais longo. O CDC está analisando o vírus e suas propriedades a fim de adquirir mais conhecimentos e dar melhores informações à medida que as possuam.



Quais são as superfícies mais prováveis de se tornarem fontes de contaminação?

Os germes podem transmitir-se quando uma pessoa toca alguma coisa contaminada com germes e depois toca os próprios olhos, nariz ou boca. Os perdigotos da tose ou espirro de uma pessoa infectada permanecem no ar. Os germes podem transmitir-se quando uma pessoa toca as gotículas respiratórias de outra pessoa sobre a superfície de uma mesa, por exemplo, e depois toca os próprios olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos.



Que posso fazer para me prevenir contra a doença ?

Não existe nenhuma vacina, por enquanto, que proteja contra esse novo vírus H1N1. Algumas ações diárias podem ajudar a evitar a transmissão de germes que causam doenças respiratórias como a gripe. Para proteger sua saúde, tome todos os dias as seguintes precauções:

· Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel cada vez que tossir ou espirrar.Jogue o lenço de papel no lixo depois de usá-lo.

· Lave as mãos com frequência, com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Loções à base de álcool também protegem.

· Evite tocar nos olhos, no nariz ou na boca. É assim que se transmitem germes.

· Procure evitar contato próximo com pessoas doente.

▫ ,Se ficar doente, permaneça em casa por sete dias a partir do início dos sintomas, ou até 24 horas depois de terem desaparecido os sintomas - o que demorar mais. Isso evitará que venha a contagiar outras pessoas e disseminar ainda mais o vírus.

Outras medidas importantes que você pode tomar são:

· Siga as orientações da Saúde Pública quanto a fechar escolas, evitar ajuntamentos, e outras medidas de afastamento social.

· Prepare-se para o caso de você ficar doente e ter de permanecer em casa por uma semana mais ou menos; um suprimento de remédios que não exigem receita, loções à base de álcool para as mãos, lenços de papel e outros artigos afins poderá ser muito útil e ajudará a evitar saídas para a rua enquanto durar a doença e a possibilidade de contágio.



Qual a maneira de evitar a transmissão do vírus por tosse ou espirro?

Se você estiver doente, restrinja seu contato com outras pessoas ao mínimo possível. Não vá trabalhar, ou não vá à escola durante sete dias, se estiver doente, ou até que os sintomas tenham desaparecido (o que durar mais). Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando for tossir ou espirrar. Isso evitará que as pessoas ao seu redor fiquem doentes. Jogue no lixo o lenço de papel usado. Se não tiver lenço, cubra com a mão a boca e o nariz. Depois limpe bem as mãos, e faça isso cada vez que tossir ou espirrar.



Qual a melhor técnica de lavar as mãos para evitar a gripe ?

Muitas vezes o simples fato de lavar as mãos pode proteger você contra os germes. Lave-as com água e sabão ou limpe-as com uma loção à base de álcool. Quando for lavar as mãos, recomendamos que o faça com água morna e sabão, por 15 a 20 segundos. Quando não tiver água e sabão por perto, podem-se usar lenços úmidos descartáveis, à base de álcool ou gel desinfetante, produtos que se encontram em quase todos os supermercados e drogarias. Se for ousar gel, esfregue as mãos até que o gel esteja seco. O gel não precisa de água para fazer efeito: o álcool que ele contém mata os germes em suas mãos.



Que devo fazer se ficar doente /

Se você morar numa área em que tenham sido identificados outros casos, e se tiver sintomas parecidos com os da gripe, incluindo febre, dor no corpo, nariz correndo,dor de garganta, náusea, ou vômitos, ou diarréia, talvez você precise procurar seu médico ou consultar seu plano de saúde, principalmente se estiver preocupado com os sintomas. O especialista vai dizer se é preciso fazer um tratamento ou um teste de gripe.



Se você se sentir doente, você deve ficar em casa e evitar, tanto quanto possível, o contato com outras pessoas a fim de evitar contagiar mais alguém.



Se você se sentir doente e experimentar algum dos seguintes sintomas, procure um socorro médico de emergência.



Quando se trata de crianças, os sinais de alerta que exigem atenção médica urgente incluem:



· Respiração rápida ou falta de respiração

· Coloração azulada ou acinzentada da pele

· Consumo insuficiente de líquidos

· Dificuldade para despertar ou interagir

· Irritabilidade, a ponto de não querer ser carregado

· Melhora dos sintomas gripais, seguida de retorno com febre e piora da tosse

· Febre com erupção



Em adultos, os sinais de alerta que exigem atenção médica urgente incluem:



· Dificuldade de respirar, ou respiração curta

· Dor ou pressão no peito ou no abdome

· Tontura súbita

· Confusão

· Vômitos graves ou persistentes



O que é que o CDC está fazendo com relação ao surto ?

O CDC pôs em execução a sua "reação de emergência". Seus objetivos são: reduzir a transmissão e a gravidade da doença, e oferecer informações que ajudem os planos de saúde, os funcionários da saúde pública e o próprio público a lidar com o desafio que representa esse novo vírus. O CDC continua a fornecer orientação provisória aos clínicos e profissionais da Saúde Pública. Além disso, a Divisão SNS do CDC (Reserva Nacional Estratégica) continua a enviar drogas antivirais, equipamento de proteção pessoal e dispositivos para proteção respiratória a todos os o50 estados e territórios dos Estados Unidos, a fim de ajudá-los a combater o surto.



Que pesquisas epidemiológicas estão sendo feitas com relação a este surto recente ?

O CDC trabalha em estreita colaboração com as autoridades estaduais e municipais nas áreas em que foram identificados casos de infecção por H1N1 (gripe suína) em seres humanos. Na Califórnia e no Texas, onde se organizaram equipes de "EpiAid" (auxílio estudantil local), muitas atividades epidemiológicas estão sendo planejadas ou já tendo lugar, incluindo:



· Vigilância ativa nos condados em que tenham sido identificados casos de infecção em humanos;

· Estudos de funcionários da saúde que estiveram expostos a pacientes infectados com o vírus, a fim de verificar se também eles foram infectados,

· Estudos de casas de família e outros contatos de pessoas com infecção confirmada, para verificar se alguém tinha sido infectado;

· Estudo de uma escola pública de ensino médio em que ocorreram, em humanos, três casos confirmados de gripe A (H1N1) de origem suína, a fim de verificar se alguém tinha sido infectado e quanto contato tinha tido com um dos casos confirmados; e

· Estudo para verificar por quanto tempo uma pessoa com infecção pelo vírus permanece com o vírus.

· O contato (links) com organizações não-federais é oferecido apenas como um serviço para nossos usuários. Essa informação não constitui, e nem deve ser considerada, um endosso, pelo CDC ou pelo governo federal, de tais organizações nem de seus programas. O CDC não é responsável pelo conteúdo das páginas mantidas na WEB pelas organizações particulares encontradas sob a forma de "links".



Por quanto tempo o vírus da gripe pode permanecer viável na superfície de objetos (tais como livros ou maçanetas de porta )?

Estudos têm demonstrado que o vírus da gripe pode sobreviver nas superfícies ambientais e pode infectar uma pessoa por um período de 2 até 8 horas depois de depositado na superfície.



O que destrói o vírus da gripe ?

O vírus da gripe é destruído pelo calor (167 a 212 º F [75 a 100º C]). Além disso, diversos germicidas químicos, como cloro, água oxigenada, detergentes (sabão), "iodóforos" (antissépticos à base de iodo), e álcoois são eficientes contra os vírus de gripe humana quando usados na concentração certa pelo tempo necessário. Por exemplo, lenços úmidos ou geles contendo álcool podem ser usados para limpar as mãos. Os geles devem ser esfregados nas mãos até secar.



Como se deve lidar com o material descartado para evitar que o vírus da gripe se dissemine?

Para evitar a disseminação do vírus da gripe, recomenda-se que os lenços de papel e outros itens descartáveis usados por uma pessoa infectada sejam jogados no lixo. Além disso, as pessoas devem lavar as mãos com água e sabão depois de tocar lenços usados ou qualquer material semelhante.



Como se deve limpar a casa para evitar a disseminação do vírus da gripe ?

Para evitar a disseminação do vírus da gripe, é importante manter limpas as superfícies (especialmente das mesas de cabeceira, da sala de banhos, da cozinha, e os brinquedos das crianças), passando um pano com desinfetante caseiro segundo as instruções do rótulo do produto.



Como lidar com as roupas, utensílios, talheres e pratos das pessoas infectadas com o vírus da gripe ?

As roupas e utensílios, talheres e pratos pertencentes aos doentes não precisam ser lavados separadamente, mas é importante que ninguém mais use esses itens antes que tenham sido perfeitamente lados.



A roupa de cama e banho (como lençóis e toalhas) deve ser lavada usando-se sabão comum e devem secar em máquina de tambor, com ar quente. Deve-se evitar "abraçar" as roupas antes de lavá-las, a fim de evitar contaminação. Imediatamente após lidar com a roupa suja, é preciso lavar as mãos como água e sabão ou esfregá-las com um produto à base de álcool.

Os pratos e talheres devem ser lavados na máquina ou a mão, com água e sabão.


Fonte: ABEn
Read More

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Download slides das palestras - Joenf


UPDATE


Conforme prometido, está ai o download das palestras da JOENF dividida em duas partes.

parte 1

parte 2


Aproveitem e bom download!
Read More

sábado, 9 de maio de 2009

I JOENF


A primeira Jornada de Enfermagem da UFMA (JOENF) que acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio, conta com uma programação bem atraente e diversificada. Uma ótima noticia é a carga horária que foi ampliada para 40 horas. Segunda-feira(11/05) acontecerá divulgação em massa da JOENF, entrevista no JMTV da TV Mirante de Imperatriz canal 10 Meio-Dia. Não percam!

Acessem o blog da JOENF e confiram toda a sua programação.
Read More

terça-feira, 5 de maio de 2009

UFMA investe em soluções tecnológicas nos campi


As ações implementadas na UFMA para modernizar a Instituição tem favorecido o dia-a-dia de alunos, professores e técnicos. Medidas como a melhoria da rede telefônica e do sistema de Internet sem fio contribuem para redução de gastos administrativos em menos de 18 meses.

Esses e outros resultados são obtidos por meio das novidades tecnológicas que o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFMA vai implantar em 2009. O objetivo do Núcleo é interagir com as demais células da Universidade e buscar soluções que contribuam para modernização dos campi da Ilha e continentais.

Segundo o diretor do NTI, Nélio Guilhon, a modernização da central telefônica é uma grande oportunidade de melhorar a comunicação dentro da Instituição. Atualmente, a central funciona com 750 ramais, número que vai ser ampliado para 1.500 ramais. Os campi de Imperatriz e Chapadinha vão receber 80 e 50 ramais respectivamente.

“Uma vez interligadas as linhas de ramal com os campi do interior, as ligações interurbanas serão feitas a custo zero, reduzindo os gastos com telefonia”, explica Guilhon sobre os ramais IP, que vão ser instalados em toda a UFMA ainda em 2009.

Com a nova central, o serviço de fax vai ser interligado ao de correio eletrônico (e-mail), medida que reduz consideravelmente os custos de aquisição e manutenção de aparelhos de fax dentro e fora dos campi.

Outra novidade é o sistema de tarifação em todos os setores e departamentos. Com isso, cada ramal vai ter o consumo telefônico medido separadamente. Os cabos telefônicos vão ser substituídos. Já os quadros de distribuição telefônica dos Centros Acadêmicos (CCSo, CCET, CCBS e CCH) vão ser atualizados.

Videoconferência
Usada de forma incipiente, a tecnologia deve ser mais bem aproveitada. Todos os centros do campus da UFMA em São Luís vão receber uma central de videoconferência. Os auditórios dos campi de Codó, Imperatriz, Chapadinha e Pinheiro também poderão contar com uma central cada.

“Atualmente, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) é o principal usuário da videoconferência. Com a expansão dessa tecnologia, a UFMA vai manter contato com outras universidades mais facilmente. Em breve, vai ser possível assistir palestras, reuniões, defesas de monografia e dissertações de mestrado intermediadas pelo uso da tecnologia”, diz Nélio Guilhon.

Cadê o cabo?
A expansão da rede wireless (Internet sem fio) deve ser aproveitada pelos estudantes, professores e servidores em toda a Universidade. Atualmente, é possível usar a rede sem fio nos prédios da Biblioteca Central, do Colégio Universitário da UFMA (Colun), da Reitoria e da Pós-Graduação em Políticas Públicas. Hoje, pode-se conectar a rede mundial de computadores sem o uso de cabos em metade do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Até o fim de abril isso vai ser possível também no Centro de Ciências Sociais (CCSo).

Padrão
A Biblioteca Central e a Biblioteca do Colun foram os primeiros pólos de teste do NTI para padronização dos aparelhos de informática. “Impressoras, scanners e computadores vão ser divididos em três tipos: para pesquisa, para uso acadêmico e para uso administrativo. Os [computadores] que forem destinados à pesquisa terão mais memória e processador mais potente. Os outros dois irão diferir apenas pelos periféricos, ou seja, um terá gravador de DVD, outro terá um monitor maior e assim por diante”, afirma Guilhon.

Futuro
Um sistema de gestão universitária está sendo desenvolvido para atender às demandas da UFMA. Subsistemas de recursos humanos, gestão acadêmica e gestão de finanças são peculiaridades do projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Além disso, a ampliação da estrutura física do Núcleo de Tecnologia da Informação possibilita a contratação de novos profissionais e o aperfeiçoamento dos serviços de consultoria, implementação e padronização, que atualmente são oferecidos pelo NTI. De acordo com Nélio Guilhon, a instalação da catraca eletrônica no Restaurante Universitário, as melhorias do sistema de e-mails e a rapidez com que downloads podem ser feitos do site da Instituição completam a lista de conquistas da Universidade que tem pressa para crescer.

Fonte: UFMA
Read More

12º CBCENF


O Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) foi idealizado há 12 anos com a finalidade de levar o conhecimento científico aos profissionais e estudantes de Enfermagem, incentivando a excelência no aprimoramento dos congressistas através de cursos, oficinas, palestras, debates, entre outras atividades, desenvolvidas pela Comissão Científica do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).


O CBCENF é hoje o maior o maior congresso do segmento na América Latina e é referência nacional em eventos da mesma natureza. Com o tema principal "O RESGATE DO RELATIVISMO: RECONSTRUINDO A TEIA DE RELAÇÕES NA ENFERMAGEM" será o fio condutor dos debates apresentados nos painéis, mesas redondas, cursos, oficinas, palestras e conferências.

O Conselho Federal de Enfermagem, em nome de todos os 27 Conselhos Regionais, faz questão de contar com a sua presença neste importante evento. Posso garantir que este será o melhor CBCENF de todos os tempos!

O 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que acontece no Centro de Convenções Minas Centro, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 29 de setembro a 02 de outubro, já está com suas inscrições abertas, via internet, no endereço eletrônico: www.cbcenf.com.br.

Hospedagem

Ao contrário dos anos anteriores, neste 12º CBCENF, as hospedagens dos inscritos deverão ser providenciadas pelas respectivas delegações Regionais ou pelo próprio interessado.

O Cofen não estará responsável por nenhuma hospedagem, exceto dos palestrantes, convidados, organização, Conselheiros Federais, mas vai sugerir aos Corens uma agência de viagem especializada em eventos porque a rede hoteleira de Belo Horizonte somente faz reservas através de uma agência credenciada.

Programação cultural

Este ano o CBCENF terá como atrações culturais, shows com as bandas Skank e EVA e com a dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano.

Este ano os valores das inscrições são os seguintes:
Estudantes R$50,00 (cinquenta reais)
Auxiliares e Técnicos de enfermagem R$100,00 (cem reais)
Enfermeiros R$150,00 (cento e cinquenta reais)
Outros profissionais R$200,00 (duzentos reais)
Segundo o coordenador do CBCENF, Magno Guedes, as inscrições estarão limitadas ao número de oito mil participantes e vai se encerrar no dia dezoito de setembro.

Faça sua inscrição aqui!

Fonte: CBCENF


O Centro Acadêmico contribuirá com a quantia de R$ 500,00 na viagem para o benefício da expanção do conteúdo acadêmico, sobre a responsabilidade da organizadora da excursão.

BOA VIAGEM A TODOS!!!
Read More

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Estudantes denunciam situação precária do Curso de Enfermagem em Imperatriz


É precária a situação do curso de Enfermagem da UFMA, em Imperatriz. Faltam professores, laboratórios adequados e, com o atraso na oferta de disciplinas, os estudantes podem levar até dois anos a mais que o tempo previsto para concluir o curso.

O curso de enfermagem no Campus da UFMA, de Imperatriz, atualmente tem seis turmas. A turma mais antiga do curso entrou no primeiro semestre de 2006, mas os acadêmicos ainda estão pagando disciplinas do terceiro período, e reclamam da falta de professores.
Outro problema apontado pelos alunos é a falta de parcerias que possibilitem a realização de estágios, fundamentais para a formação dos futuros profissionais da área da saúde.
As aulas do curso de enfermagem, que deveriam acontecer pela manhã e a tarde, segundo os acadêmicos, só estão sendo oferecidas duas vezes por semana. Se continuar nesse ritmo o curso deve ser concluído com quase dois anos de atraso.
Os prejuízos, segundo os alunos não param por aí. A falta de aulas práticas nos laboratórios da universidade também não estão sendo realizadas.
O diretor da UFMA, em Imperatriz, Jeferson Moreno, diz que reconhece as necessidades do curso de enfermagem, mas a instituição está com dificuldades para contratar professores que atendam aos padrões exigidos pelo MEC. Mesmo assim, algumas providências já estão sendo tomadas.


Fonte: Imirante
Read More