quarta-feira, 1 de abril de 2009
Alunos do Curso de Enfermagem da UFMA, Campus de Imperatriz, participam há um ano do projeto “Enfermeiros do Riso” que consiste na realização de visitas periódicas a hospitais, creches e escolas públicas com o objetivo de contribuir com a melhora da qualidade de vida das crianças na cidade.
A professora Floriacy Stabsnow é a autora do projeto. Ela contou que após assistir ao filme “Patch Adams – o amor é contagioso”, teve a idéia de criar um projeto que, além de promover a integração dos alunos do Curso de Enfermagem com o ambiente hospitalar, realizasse atividades lúdicas e educativas para as crianças internadas no Hospital Infantil de Imperatriz.
O projeto foi implantado em 2007. Durante as terças feiras à tarde, os alunos passam cerca de uma hora e trinta minutos com as crianças doentes em hospitais. Os futuros enfermeiros vão vestidos de palhaços e encantam as crianças com histórias e brincadeiras.
Por iniciativa dos alunos da primeira turma, a atividade virou projeto de extensão na UFMA. Além das visitas aos hospitais, os alunos também dão palestras educativas sobre dengue e higiene pessoal. Para não perder o caráter lúdico da visita, os temas são abordados em forma de peças.
Isabell Shayna Paiva, uma das integrantes do projeto, disse que todas as palestras são marcantes. Para a aluna, trabalhar com as crianças é muito gratificante. “O carinho delas é imenso e percebemos que vale a pena fazer as palestras, porque elas entendem o que estamos passando”, comentou.
Elainne Motta, também atuante no projeto, fala da aceitação das crianças e do prazer em estar nesta atividade. “Quando a gente faz as palestras, as crianças se sentem motivadas a seguir as orientações e aí sentimos que nosso dever foi cumprido”, ressaltou.
Segundo a professora Floriacy Stabsnow, a reação das crianças e dos familiares é muito positiva. “Elas adoram. Brincam com os alunos e achamos que, neste curto período que passamos lá, as crianças tem o sofrimento minimizado. Os alunos também gostam muito de participar do projeto. A satisfação é unânime”, destacou a professora.
Atualmente os alunos que integram o projeto são convidados para ministrar palestras e participar de campanhas como a de vacinação contra a Poliomelite.
fonte:UFMA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário