quinta-feira, 30 de abril de 2009

I Jornada de Enfermagem da UFMA


E ai galera! Trouxe para vocês uma noticia massa. É a realização da 1ª Jornada de Enfermagem da UFMA (JOENF) que será realizada nos dias 13, 14 e 15 de maio. Carga horária de 30 horas , palestras minicursos, enfim um monte de coisa legal! O evento contará com a participação dos professores do Curso de Enfermagem da UFMA, representantes do SAMU, COREN e os profissionais dos hospitais da região. As inscrições irão começar nesta segunda feira dia 4 no Centro Acadêmico de Enfermagem.

Mais informações visitem o blog de divulgação do evento: JOENF
Read More

Voltei !


Galera que acompanha o blog minhas sinceras desculpas por esse tempão sem postar, mas eu estava muito "atarefado" bomba no curso de Enfermagem, reposição , problemas. Enfim fiquei meio sem tempo para postar. Só que de agora em diante, prometo a vocês que o blog será atualizado diariamente, conto com o apoio de vocês e não deixem de visitar!
Read More

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Edital I Olímpiada "IMA"


Galera já saiu o edital da olimpiada "IMA" , tratando dos assuntos relativos a sua realização. Para dar uma conferida é so clicar aqui e ficar por dentro dos assuntos da Olímpiada.
Read More

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Venóclise


Vídeo mostrando a técnica de *venóclise. Para assistir o vídeo, clique aqui ou sobre a imagem.

*Injeção intravenosa de uma solução nutritiva ou medicamentosa.
Read More

terça-feira, 14 de abril de 2009

FNE e ABEn reivindicam 4.000 horas para formação em Enfermagem


Entidades estiveram reunidas com o Conselho Nacional de Educação, para a regulamentação da carga horária de formação superior em enfermagem.

A formação dos futuros profissionais de enfermagem mobilizaram a Federação Nacional dos Enfermeiros, FNE, e a Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn.

Atualmente o curso de enfermagem não tem uma carga horária mínima regulamentada. As entidades estiveram reunidas com o Conselho Nacional de Educação para discutir a regulamentação.

Atualmente estão regulamentados os cursos de Medicina, 7.200 horas; Odontologia, Veterinária e Psicologia, 4.000 horas e Serviço Social com 3 mil horas. A reivinicação é que a Enfermagem tenha, no mínimo, 4.000 horas-aula.

As entidades apontam que com a implantação do SUS há uma exigência por profissionias com visão mais integral, humanizada, trabalhando com a comunidade e sendo um agente de transformação social. Há também uma recomendação do Conselho Nacional de Saúde, de 10 de julho de 2008, que sugere as 4.000 horas.

Entretanto o Conselho Nacional de Educação propõe a redução da carga horária de 10 cursos da saúde.

A FNE e a ABEn enviaram ao Ministro da Educação, Fernando Haddad e para a presidente da CNE, Clélia Brandão Alvarenga Craveiro.

Veja o documento da FNE e ABEn

Veja o documento da Fentas


fonte: portalfne


Read More

terça-feira, 7 de abril de 2009

Injeção subcutânea


Vídeo mostrando a técnica de verificação de injeção subcutânea. Para assistir o vídeo, clique aqui ou sobre a imagem.
Read More

I Olimpiada "IMA" 2009


Galera vamos participar da I Olimpiada "IMA" imunologia, microbiologia e anatomia que será realizada na UFMA. O período de inscrições vai de 13/04 - 15/05 de 2009. Mais informações no edital, que também será publicado aqui no blog. Não deixem de participar!

Vamos trazer esse prêmio para a UFMA!
Read More

Nursing - 7 ° Congresso Brasileiro


O Conselho científico da Revista Nursing tem a satisfação de organizar o 7º Congresso Nursing na cidade de São Paulo. Em um mundo em constante transformação, acessar um espaço para ascensão social e econômica é um desafio, principalmente porque se observa que, com a globalização, os limites das especialidades ganham novos redimensionamentos pautados na iniciativa, criatividade, competitividade e busca permanente da melhor qualidade, possibilitando um perfil em eterna construção e transformação. Essa versão do mercado de trabalho é produto de um desenvolvimento tecnológico que tem, no conhecimento, o requisito primordial de diferenciação da força de trabalho. Contudo, nos dias de hoje, o comprometimento, a ética, o relacionamento interpessoal também são indispensáveis para admissão e manutenção no mercado de trabalho.

A enfermagem constitui um importante setor no mercado de trabalho do país. Como os demais serviços de saúde, encontra-se vinculada a um conjunto de determinantes políticos e econômicos que permeiam o mercado de trabalho em geral. Pode-se dizer que o dinamismo e as características dos seus empregos foram influenciados pelo crescimento do sistema produtor de serviços e pela reforma do setor, os quais provocaram mudanças significativas na estrutura ocupacional, no perfil quantitativo e qualitativo da força de trabalho.

Hoje essa situação modificou-se e o que assusta não só aos jovens recém formados como também aos profissionais mais experientes é a seleção de profissionais pelas instituições empregadoras. Problema este não atual, mas agora mais iminente, colocam em prática processos cada vez mais seletivos movidos pelo mercado que vem se transformando a cada dia. Essas transformações são frutos de uma era capitalista ao extremo, que consegue modificar valores, culturas e estilos de vida. Num cenário em que há mais candidatos por vagas disponíveis surge um mandamento principal neste sistema: a competição.

Para garantir um bom emprego nos dias de hoje, já não bastam mais anos de estudo, título de bacharel, cursos noturnos de inglês e conhecimento em computação. Além dessas formações, as empresas procuram jovens ambiciosos, críticos, criativos, atualizados e flexíveis. Jovens que tenham a capacidade de resolver um problema antes de seus superiores tomarem conhecimento deles. E os profissionais veteranos que não se adaptarem a essa nova ordem, correm o risco de uma possível substituição.

Neste contexto, a idéia principal deste evento é possibilitar que as universidades, faculdades e as instituições empregadoras dialoguem com relação à dicotomia: A Formação do Enfermeiro e a Inserção e Manutenção do Enfermeiro no Mercado de Trabalho .



O Congresso também teve a preocupação de trazer temáticas atuais como: captação e doação de órgãos, a tecnologia na assistência de enfermagem, os cuidados com as feridas, indicadores de qualidade, segurança no atendimento ao cliente, paciente e família, saúde do trabalhador entre outros, possibilitando aos profissionais e estudantes de enfermagem momentos de reflexão, discussão e atualização.

Fonte: Nursing Brasil
Read More

domingo, 5 de abril de 2009

Manifesto 30 horas semanais para Enfermagem


Com o reconhecimento do próprio presidente da Câmara Federal, Michel Temer (PMDB), o ato de mobilização nacional promovido pelo Cofen, Aben, Sindicatos, entre outras organizações da profissão, que conseguiu levar ao Congresso Nacional mais de duas mil e quinhentos profissionais de enfermagem brasileira, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, foi o maior movimento de uma profissão registrado presente a Câmara Federal.

Temer prometeu ajudar na aprovação do projeto de lei que estabelece a jornada de trinta horas de trabalho para a profissão e enalteceu a forma competente pela qual as entidades conseguiram fazer uma mobilização nacional tão grande e tão expressiva que chamou a atenção de todos os congressistas.
Assim como Temer, outros noventa e três deputados federais dos mais diversos partidos e estados firmam o compromisso de votar a favor do projeto de lei.

O deputado federal Mauro Nazif (PSB), por exemplo, coordenador do ato público e responsável pela presença expressiva de deputados federais e senadores ao ato, conclamou aos profissionais de enfermagem presentes para manterem a mobilização em alerta para que os lobys dos setores contrários ao projeto não consigam derrotar uma mobilização da qualidade e quantidade neste evento.

A Jornada de 30 horas é uma luta pela valorização e dignidade dos trabalhadores da Enfermagem, maior força de trabalho na saúde, mais de um milhão e trezentos mil trabalhadores, responsáveis por grande parte das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde no Brasil.
Atualmente, segundo o presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri, o desafio é a construção de um sistema de saúde universal, equânime, integral e resolutivo. Para tanto, disse, “torna-se imprescindível melhorar as condições de trabalho e promover a qualidade de vida dos trabalhadores para se alcançar a melhoria nas ações e serviços de saúde”.

Outro desafio brasileiro é a criação de novos postos de trabalho, inclusive para enfrentar a crise econômica e financeira que já provoca ameaças no âmbito mundial. Para a maioria dos países, uma das estratégias de enfrentamento dessa crise é a redução da jornada de trabalho.
Segundo Manoel Neri, a Jornada de 30 horas é um direito dos trabalhadores da Enfermagem, pois estão expostos aos riscos ocupacionais inerentes à sua atividade profissional. ‘Garantir condições adequadas de trabalho e um atendimento resolutivo aos usuários é um dever dos gestores do sistema de saúde’, destacou Neri.

Todos os deputados federais presentes ao ato empenharam apoio incondicional ao Projeto de Lei, mas alertaram para que os enfermeiros, auxiliares e técnicos mantenham a mobilização, especialmente nos Estados para que pressionem os seus parlamentares federais e cobrem que mantenham a palavra dada de apoio ao Projeto de Lei das 30 horas.

fonte: Cofen


Read More

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Alunos do curso de Enfermagem organizam trote solidário


Os alunos veteranos de Enfermagem (2º período) do Campus II, em Imperatriz , estão preparando um trote solidário para os novos estudantes do curso. Eles pretendem incentivar as doações de sangue e a realização de uma campanha pelos universitários nos semáforos do centro da cidade. A intenção é dar um exemplo a todo o país.

De acordo com a professora e antropóloga Emilene Leite de Sousa, o trote, como os ritos de passagem, cumpre uma função social positiva, na medida em que anuncia para os sujeitos envolvidos uma nova posição na estrutura social. Esta posição resultará em um outro status com direitos e deveres diferenciados da situação anterior. Neste sentido, o trote celebra a passagem de jovens estudantes do ensino médio para o universo da academia, com todos os privilégios e pressões da nova circunstância.

Para a professora é uma infelicidade que o trote tenha sido transformado num espetáculo grotesco, caracterizado pela humilhação a que submetem os calouros e pela situação de risco eminente. “Neste caso, perde-se o caráter de celebração e de boas-vindas do trote, e ele se transforma numa forma de diminuir e segregar o outro, ao invés de integrá-lo”, analisa.

A iniciativa de envolver os calouros em ações solidárias e positivas no campus de Imperatriz motiva os alunos. A veterana Mhalba Janine aprova o novo tipo de trote. “Espero que este tipo de ação se torne exemplo para todas as outras universidades. Queremos abolir a violência e por conseqüência ajudar a comunidade, além de manter um bom relacionamento com a nova turma”, afirma. Quem está animada é a estudante do 1º período de Enfermagem, Hilderlene de Oliveira. “Além de fazermos a doação, o mais importante é incentivar outras pessoas a irem lá e ajudar a salvar outras vidas”, ressalta.


fonte: UFMA
Read More

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Verificação de pressão arterial



Vídeo mostrando a técnica de verificação de pressão arterial. Para assistir o vídeo, clique aqui ou sobre a imagem.
Read More

quarta-feira, 1 de abril de 2009


Alunos do Curso de Enfermagem da UFMA, Campus de Imperatriz, participam há um ano do projeto “Enfermeiros do Riso” que consiste na realização de visitas periódicas a hospitais, creches e escolas públicas com o objetivo de contribuir com a melhora da qualidade de vida das crianças na cidade.



A professora Floriacy Stabsnow é a autora do projeto. Ela contou que após assistir ao filme “Patch Adams – o amor é contagioso”, teve a idéia de criar um projeto que, além de promover a integração dos alunos do Curso de Enfermagem com o ambiente hospitalar, realizasse atividades lúdicas e educativas para as crianças internadas no Hospital Infantil de Imperatriz.

O projeto foi implantado em 2007. Durante as terças feiras à tarde, os alunos passam cerca de uma hora e trinta minutos com as crianças doentes em hospitais. Os futuros enfermeiros vão vestidos de palhaços e encantam as crianças com histórias e brincadeiras.

Por iniciativa dos alunos da primeira turma, a atividade virou projeto de extensão na UFMA. Além das visitas aos hospitais, os alunos também dão palestras educativas sobre dengue e higiene pessoal. Para não perder o caráter lúdico da visita, os temas são abordados em forma de peças.

Isabell Shayna Paiva, uma das integrantes do projeto, disse que todas as palestras são marcantes. Para a aluna, trabalhar com as crianças é muito gratificante. “O carinho delas é imenso e percebemos que vale a pena fazer as palestras, porque elas entendem o que estamos passando”, comentou.

Elainne Motta, também atuante no projeto, fala da aceitação das crianças e do prazer em estar nesta atividade. “Quando a gente faz as palestras, as crianças se sentem motivadas a seguir as orientações e aí sentimos que nosso dever foi cumprido”, ressaltou.

Segundo a professora Floriacy Stabsnow, a reação das crianças e dos familiares é muito positiva. “Elas adoram. Brincam com os alunos e achamos que, neste curto período que passamos lá, as crianças tem o sofrimento minimizado. Os alunos também gostam muito de participar do projeto. A satisfação é unânime”, destacou a professora.

Atualmente os alunos que integram o projeto são convidados para ministrar palestras e participar de campanhas como a de vacinação contra a Poliomelite.

fonte:UFMA
Read More

Fotos do Novo Campus

Para quem ainda não viu, aqui estão as fotos do futuro Campus
Read More